quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Governo quer conceder aposentadoria por idade em 30 minutos no ano que vem

Opinião: Seria uma excelente iniciativa, pois tudo nesse país é extremamente demorado. Ainda mais quando se trata de “benefícios garantidos por direito”, como é o caso da aposentadoria.

Conheço muita gente que trabalhou a vida toda e quando completou a idade e tempo de contribuição para aposentar-se, entrou com a papelada e morreu com a esperança de receber a “cartinha” que informa a liberação do benefício. Foram anos e anos de espera e muita dor de cabeça com o número de documentos que pediam.

A cada visita às agências do INSS, era um desgosto. Sempre haviam documentos a serem corrigidos e anexados. Cada dia era uma coisa que faltava.

Caso a iniciativa de certo (rogamos aos céus para que tudo isso aconteça), ainda sim, para quem trabalhou mais de 35 anos para aposentar, 30 minutos ainda é muito tempo.
______________________________________________________________
Notícia
Trabalhador precisará apresentar apenas a identidade.Atualmente, tempo de espera médio é de um ano e meio.
Do G1, com informações do Jornal Nacional
O governo anunciou nesta terça-feira (23) um novo sistema para quem vai se aposentar em 2009. A partir do dia 2 de janeiro, a União quer conceder a aposentadoria por idade em até meia hora, apresentando apenas a identidade. Atualmente, o tempo médio de espera pelo benefício é de um ano e meio. Hoje, quem entra com o pedido de aposentadoria precisa de um saco de documentos: certidão de nascimento ou casamento, PIS/PASEP, carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho ou documento que comprove tempo de serviços, entre outros.
O governo diz que vai conseguir reduzir o tempo por conta dos R$ 280 milhões investidos em informatização. Nos últimos meses, a Previdência colocou as informações dos segurados em um banco de dados e, agora, é ela que tem todos os comprovantes para conceder ou não o benefício.

"Em 30 minutos estaremos concedendo o benefício credenciado”, disse o ministro da Previdência, José Pimentel. Pelo menos 470 mil trabalhadores entram com o pedido a cada ano. Para as aposentadorias por tempo de contribuição, a novidade começa em março. Para as especiais, como a do trabalhador rural, em julho.

Nenhum comentário: